O GRUPO BAADER-MEINHOF

setembro 27, 2014 — Deixe um comentário

baader-meinhof-complex_poster

Eis mais um grande filme alemão: O Grupo Baader-Meinhof (Der Baader-Meinhof Komplex, 2008), o qual narra a história do grupo de extrema esquerda RAF (Rote Armee Fraktion ou Fração do Exército Vermelho), a partir de seus principais líderes, Andreas Baader e Ulrike Meinhof. Tal grupo fora o responsável por diversos atentados na Alemanha ocidental na década de 70.

Há alguns temas interessantes na obra: 1) legitimidade do uso de meios violentos como forma de superar um regime que se considere autoritário; 2) possibilidade de governos negociarem com grupos ditos terroristas sob o argumento de salvaguardar a vida de reféns (George Marmelstein já tratou sobre o tema, podendo suas considerações serem lidas aqui); 3) necessidade de se isolar em penitenciárias de segurança máxima líderes de organizações que se considerem criminosas ou terroristas, a fim de mantê-los incomunicáveis com seus subordinados.

Tal grupo era considerado terrorista pelo governo alemão, que o cassou até sua extinção, havendo suspeitas de que seus líderes foram executados por agentes estatais quando aguardavam julgamento no cárcere. Uma análise minimante séria, assim, não pode esquecer que diversos atos de violência foram praticados não somente pelo grupo Baader-Meinhof: no início do filme é possível constatar, com indignação, como um protesto pacífico é simplesmente trucidado por agentes estatais atuando com extrema violência.

Se isso é o suficiente para gerar a radicalização ou se esta é legítima, é outra história.

Vale conferir.

Anúncios

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a iniciar uma conversa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s